quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Como organizar seus livros virtuais: modelo de organização e comparativo dos gerenciadores de biblioteca.


O texto abaixo foi postado no google groups (viciados em livros) pelo LuKa e,  pelo detalhamento que o assunto foi tratatado,  merece ser reproduzido aqui, pois a organização de livros virtuais é uma dificuldade crescente que aqueles que armazenam livros em seus computador certamente tem. Eu já havia tratado deste assunto, quando fiz um tutorial no youtube sobre o programa printfolders.




Eu pesquisei diversos sistemas de controle de biblioteca.
Tenho o Calibre, que só uso para converter livros, não gostei de ele abrir uma pasta para cada autor e, dentro dela, uma pasta para cada título.
Tenho o MiniBiblio, que usei bastante tempo para catalogar meus e-books, mas numa mudança de computador, o instalador perdeu o arquivo atualizado e só conseguiu recuperar um bem antigo. Aí eu desisti de atualizar. (Os dados são criptografados e fica difícil gerar o banco de dados a partir do nome do arquivo).
Nessa altura, resolvi que iria optar pelo mais simples: padronizar os nomes dos arquivos, arquivar em pastas por autor ou por assunto e pesquisar com o pesquisador de arquivos do Windows

PADRONIZAÇÃO DO FORMATO DO ARQUIVO

Optei por adotar o formato texto (TXT) padrão ANSI porque o formato txt permite facilmente a leitura por programas geradores de voz e ocupa menos espaço que os formatos doc e rtf.
Nota: use o padrão UTF-8 pois no padrão ANSI alguns leitores distorcem as palavras, especilamente as acentuadas.
O formato texto é lido e gravado pelo Word, pelo WordPad e pelo NotePad, todos do Windows. O padrão txt ANSI é o formato padrão de texto gravado pelo WordPad. Uso sempre o NotePad para ler os livros.
Exceção: mantenho os formatos PDF e DOC apenas no caso de livros onde as figuras são imprescindíveis para a compreensão do assunto.
Quando há apenas 1 ou 2 figuras, guardo-as em formato jpg, com o nome do arquivo igual ao do arquivo txt, para ficarem juntos ao listar os arquivos.

PADRONIZAÇÃO DO NOME DO ARQUIVO

Os nome dos arquivos são digitados sem acentos, sem pontos, hífen, apóstrofo ou outros sinais; apenas letras e algarismos numéricos. A sequência das informações é:
Nome do Autor-abc-ii-Série e número-Título do Livro-outros dados, onde:
 • Nome do Autor - optei por colocar o nome do autor na ordem normal (prenome sobrenome); outros podem preferir colocar o sobrenome antes. O importante é usar o mesmo padrão em TODOS os nomes.
• abc = assunto em 2 a 4 letras (fazer tabela padrão: ro = romance, rp = romance policial, ra = romance açucarado, aut = auto-ajuda, eng = engenharia, psi = psicologia, etc)
 • ii = idioma em 2 letras ( pt = português PT ou BR, fr = francês, it = italiano, en = inglês ING ou USA)
• Série (abreviado) e número (ex.: Mithra 1)
 • outros dados, separados por espaços, como: 

Nota: ao invés de espaços, use o subscrito ( _   como por exemplo:  nome_nome_12.txt) pois, se usar espaços pode haver problemas quando você quiser armazenar esse arquivo em um disco virtual ou armazenar em um website.

 • pa (país: br = BR, pt = PT, us = USA)
    • tra (versão traduzida, não editada)
    • ARev = livro a revisar, com erros
    • ok (lido e revisado por mim)
    • rev (revisado por grupos)
    • gru (grupo digitalizador ou tradutor: ds = Digital Source,
    pdl, pr = Projeto Revisoras, gut = Project Gutenberg)
    • xyz (formato original do arquivo: pdf, doc, epub, txt)
    • prg (programa usado para converter: acr = Acrobat, ham =
    Hamster, min = TextMiner)
    • Série "melosa" (RR 12 = Rainhas do Romance nº 12) se o
    livro foi publicado antes em uma revista

Exemplo:

Nora Roberts-ro-pt-Mithra 1-Estrela_Oculta-br_tra_rev_doc.txt

Autora: Nora Roberts; assunto: ro = romance; idioma: pt = português; série Estrelas de Mithra nº 1; Título: Estrela Oculta; br = português brasileiro; tra = traduzido; rev = revisado; formato original = doc; .txt

ORGANIZAÇÃO DA BIBLIOTECA

Criei uma partição do disco rígido, denominada "E", que se comporta como um disco rígido isolado, onde tenho todos (e apenas) os meus e-books. Isso reduz o tempo das pesquisas, porque é fácil selecionar apenas o disco "E" para pesquisar.

É importante periodicamente fazer cópias de segurança (backups) do disco inteiro em um disco externo ou em CD's ou DVD's. Para fazer cópias em pendrives, tive problemas pois no diretório do pendrive não coube a enorme quantidade de arquivos. Talvez compactar (zip ou rar) as pastas inteiras e depois copiar para o pendrive resolva.

Nota: para fazer beckup, use um hd externo de 500 giga. Não é caro e vale a pena. Use o WinRar, que não tem limite de compactação. Se você não tem muitos livros, ou seja, o tamanho de seus arquivos compactados no WinRar não for muito grande, use o google docs (disco/drive), onde você pode armazenar 5 gigas (para isso, abra uma conta no google, tipo gmail).

Tenho duas pastas principais, chamadas LIVROS A TRATAR e LIVROS PRONTOS (Eu uso pastas como: temp, escritores, estandes, que é classificada por assuntos, livros a classificar) .
LIVROS A TRATAR guarda os livros a revisar ou com formato a converter para TXT, que depois vão para "LIVROS PRONTOS".
As duas pastas estão subdivididas, da mesma forma, em sub-pastas:
LITERATURA, MELOSOS, ASSUNTOS.
LITERATURA está subdividida em: uma pasta para "COLETANEAS" e pastas pela inicial do nome do autor ("AUTOR-A-B", "AUTOR-C-D", ..., "AUTOR-S-T-U-V", "AUTOR-W-X-Y-Z"). Cada pasta, exemplo "AUTOR-A-B", contém uma pasta para cada autor com a inicial do prenome igual a A ou B, que tenha 5 ou mais livros, e mais 2 pastas "OUTROS-A" e "OUTROS-B" para os autores com poucos livros.
MELOSOS está subdividida em pastas com os nomes das séries publicadas: "BESTSELLER", "SABRINA", "MOMENTOS INTIMOS". Nesse caso, a posição do "Nome do Autor" e "série e número" são invertidas no nome  do arquivo, para aparecerem nas listagens pela ordem de série e número. **(Série e número-abc-ii-Nome do Autor-Título do Livro-outros dados).
ASSUNTOS contém uma pasta para cada assunto: "INFANTIS", "AUTO-AJUDA", "ENGENHARIA", "ADMINISTRAÇAO", "PROGR NEURO LINGUISTICA", "PSICOLOGIA", etc. Cada assunto pode ter uma sub-pasta para cada autor importante. Ainda tenho outras 2 pastas: LIVROS  BAIXADOS para os livros recém baixados, até decidir se podem ser considerados "prontos", se serão convertidos e aprontados em curto prazo ou se vão para a fila dos "a tratar". LIVROS  EM TRABALHO" para os livros que começaram a ser convertidos, mas que ainda vão demorar um pouquinho.

* * * * * MODELO DA ESTRUTURA DE PASTAS: Nível 1    Nível 2    Nível 3    Nível 4    Nível 5


LIVROS A TRATAR
    ASSUNTOS A TRATAR
        A INFANTIS A TRATAR
            Ana Maria Machado
            Irmaos Grimm
            Hans Christian Andersen
            Z Outros
        ADMINISTRAÇAO A TRATAR
        AUTO-AJUDA A TRATAR
        ENGENHARIA A TRATAR
        P N L A TRATAR
        PSICOLOGIA A TRATAR
    LITERATURA A TRATAR
        A COLETANEAS A TRATAR
        AUTOR A-B A TRATAR
            Agatha Christie
            Arthur Conan Doyle
            Bernard Cornwell
            Outros A
            Outros B
        AUTOR C-D A TRATAR
        ...
        AUTOR W-X-Y-Z A TRATAR
    MELOSOS A TRATAR
        BESTSELLER A TRATAR
        MOMENTOS INTIMOS A TRATAR
        SABRINA A TRATAR

LIVROS PRONTOS
    ASSUNTOS
        A INFANTIS
            Ana Maria Machado
            Irmaos Grimm
            Hans Christian Andersen
            Z Outros
        ADMINISTRAÇAO
        AUTO-AJUDA
        ENGENHARIA
        P N L
        PSICOLOGIA
    LITERATURA
        A COLETANEAS
        AUTOR A-B
            Agatha Christie
                Agatha Christie - brasil
                Agatha Christie - ingles
            Arthur Conan Doyle
            Bernard Cornwell
            Outros A
            Outros B
        AUTOR C-D
        ...
        AUTOR W-X-Y-Z
    MELOSOS
        BESTSELLER
        MOMENTOS INTIMOS
        SABRINA

LIVROS  BAIXADOS

LIVROS  EM TRABALHO


Observe que, no caso de autores como Agatha Christie ou Nora Roberts, com muitos livros editados, separei pelo idioma, uma pasta para inglês e outra para português. Nos demais autores, nas listagens os livros aparecem classificados pelo idioma, dentro da mesma pasta.
* * * * *

 PESQUISA DOS LIVROS

Para pesquisas, uso o programa de Pesquisas do Windows. Clico em Iniciar, depois Pesquisar. Abre uma janela, onde escolho "Todos os arquivos e pastas".
(A opção "Documentos..." não inclui arquivos PDF, nem RAR ou ZIP.)
Lembre que no disco "E" tenho todos (e só) os meus livros.
Na tela seguinte clico em "Examinar em..." e escolho "Disco local (E:)".

Depois, em "Todo ou parte do nome do arquivo:", coloco o nome do autor,
e/ou parte do título, e/ou série, e clico em "Pesquisar".
Exemplos:
Nora Roberts estrela : seleciona obras de Nora Roberts com "estrela" no título.

O programa aceita pedaço do nome, então em casos de dúvida na grafia, por exemplo Judith McNaught pode ser pesquisada por "judi naug".
Por outro lado, para selecionar idioma, por exemplo, para obras em português deve ser pesquisado "-pt-", senão qualquer palavra com pt no meio (ex.: rapto) atende a pesquisa.
Da mesma forma, para selecionar por assunto. Por exemplo, para selecionar engenharia, use "-eng-" senão qualquer palavra com eng no meio (ex.: engano) atende a pesquisa.

Exemplos de dúvidas na grafia:
judi naug -pt- seleciona obras de Judith McNaught em português.
Ant ony Rob -pt- seleciona obras de Anthony Robbins em português.

 * * * * *
NOTA:

** Para ter um padrão único que atenda "literatura" e "melosos", poderiamos montar o nome do arquivo da seguinte forma:

Revista e número-Nome do Autor-abc-ii-Série e sequência-Título do Livro-outros dados
onde:
Revista e número = Bianca 123, Sabrina 234 ou CHE 213.
Série e sequência = Mithra 1
Neste caso, os dados não utilizados devem ser substituídos por um espaço ou pode ser juntado um hífen ao outro, mas os hífens devem ser mantidos.
Exemplos:

-Gabriel Torres-inf-pt- -A Historia dos Computadores-pdf.txt
-Nora Roberts-ro-pt-Mithra 3-Estrela Secreta-br pdl doc.txt
-Lair Ribeiro-pnl-pt--Programaçao Neurolinguistica-pdf doc.txt
RR 028 1-Penny Jordan-ra-pt-Missoes 1-Missão de Desejar-doc.txt
-Penny Jordan-ra-pt--A Sedutora-ok rtf.txt
-Penny Jordan----Amor selvagem-.txt (caso extremo de falta de dados)
ou -Penny Jordan- - - -Amor selvagem- .txt

* * * * *

LISTAGENS DOS LIVROS

Para listar os livros, uso o DirLister (Directory Lister), um programa gratuito, que prepara um relatório com o nome das pastas (diretórios), das sub-pastas, e dos arquivos (livros).
Nota: depois de organizar seus livros nesses diretórios e pastas, use o programa printfolders, com o qual é possível gerar arquivos txt ou html de de todas as pastas ou pastas específicas e ainda com os dados do arquivo como tamanho, etc que você desejar. Para baixar e usar este programa, veja este tutorial no youtube:


Depois que você gerar o arquivo html dos diretórios, você deve abrir esse arquivo no navegador e usar Editar/procurar, ou control + F para encontrar o arquivo desejado.

COMPARATIVO ENTRE GERENCIADORES DE BIBLIOTECAS

Todos os gerenciadores aqui mencionados são gratuitos, que acho que é o desejado por todos. Deles, dois servem também para controlar o empréstimo e devolução, o que será interessante para quem tenha livros em papel para controlar: MiniBiblio e Biblioteca Pessoal.

Dir Lister

O mais simples é o DirLister, que grava em um arquivo os nomes dos diretórios e subdiretórios selecionados e dos arquivos neles contidos, extensão dos arquivos (pdf, doc, rtf, txt, zip, rar), tamanho e data de gravação. Esse arquivo pode ser impresso em seguida. Esse programa pode ser muito útil se houver uma padronização dos diretórios e nomes de arquivos que facilite as pesquisas. Com uma boa padronização, o arquivo criado pelo DirLister pode ser usado para gerar uma planilha tipo Excel permitindo várias classificações e pesquisas. Segue o meu padrão, apenas como sugestão:
    
Padronizei o uso do formato "txt" (ANSI), por ser compatível com outros sistemas operacionais e por ser lido por gerador de voz. Em caso de imagens necessárias, uso "jpg" e agrupo os arquivos txt e jpg em um único arquivo "zip". Diretório maior chamado E-books, subdividido em diretórios com a inicial dos nomes dos autores. Estes diretórios de iniciais são divididos em diretórios pelo nome dos autores (Agatha Cristie, Danielle Steel, etc.) e diretórios com as letras X-Outros para os autores com poucos livros. Os livros mais técnicos foram separados em diretórios por categorias. Para os autores com muitos livros, subdividi os diretórios por idioma (Agatha-brasil, Agatha-ingles, etc.). O nome do arquivo é composto pelo autor, idioma, série e número, nome do livro, e extra, separados por hifen(-).

Ex.: Agatha Christie-pt-Poirot 01-Misterioso Caso de Styles-br rev DS.txt

No caso dos romances "água com açúcar", optei por colocar "série e número" à frente do nome do autor.

Ex.: Bianca 002-Kay Thorpe-pt-Sob o sol do caribe-br doc.txt

Eliminei os artigos "O" e "A" do início dos nomes dos livros, facilita as pesquisas e reduz o tamanho. No idioma, sugiro duas letras (pt=português, en=inglês, fr=francês, sp=espanhol, etc.) para não aumentar demais o tamanho do nome do arquivo. No extra, incluí diferencial de língua (pt=Portugal, br=Brasil), a situação ( rev=revisado, Trm=tradução mecânica, Arv=A revisar, Bad=muitos erros) e origem (o tipo de arquivo usado como fonte para criar o txt). Com uma boa padronização, o arquivo criado pelo DirLister pode ser usado para gerar uma planilha tipo Excel permitindo várias classificações e pesquisas.

MyEbookLibrary

Este programa, indicado pelo bjfranco, apesar de ser em inglês, é muito simples e tem uma opção de atualização automática que pesquisa os diretórios indicados e capta os novos livros, incluindo-os, e exclui os livros que foram apagados dos diretórios. Capta o nome do arquivo, sua localização (path) no disco e a extensão do arquivo (pdf, doc, txt, etc.) e permite a digitação do código ISBN, da editora e do ano de edição. Permite a abertura (execução) do livro de dentro da tela do programa. Seu inconveniente é que a alteração do nome de um arquivo será interpretada como exclusão de um arquivo e inclusão de outro, perdendo-se os dados digitados. Com uma boa padronização dos nomes dos arquivos pode-se obter um excelente resultado com muito pouco trabalho.

Biblioteca Pessoal

Permite cadastrar o livros com autor, título, editora, ano, título original e gênero do livro; o autor, editora e gênero são tirados de tabelas cadastradas, os outros dados são digitados para cada livro. Controla apenas a retirada e devolução dos livros, mas não a identidade do retirante. Pode servir melhor como controle de livros lidos.

Libros

Sistema mais completo, permite cadastrar usuários do sistema e autorizar o acesso de cada usuário mediante senha. Cadastra os seguintes dados de cada livro: título, autor, categoria, idioma, nome do arquivo, localização do diretório, formato, data da inclusão, edição, ano de edição, indicador de "lido", resenha e imagem da capa. Os dados autor, categoria e idioma são cadastrados em tabelas separadas. Depois, para cadastrar cada livro, pode-se pesquisar o arquivo em seu diretório em uma janela na tela, captando-se assim o nome do arquivo e sua localização, escolhe-se o autor, categoria e idioma em suas tabelas, e os outros dados são digitados. O programa oferece uma rotina para inclusão em lote de um grupo de livros do mesmo autor, categoria e idioma para facilitar a criação do banco de dados inicial, mas não consegui usar essa rotina, talvez por falha minha. Permite abrir (executar) o livro de dentro do programa, bem como usar a calculadora, calendário, bloco de notas e o explorer do Windows.

MiniBiblio

Sistema muito completo, permite controlar retiradas e devoluções através de um cadastro de locatários e manter um histórico de locações. Permite cadastrar usuários do sistema e autorizar o acesso de cada usuário mediante senha.
Pode controlar independentemente seis tipos diferentes de materiais: livros, revistas, manuais, vídeos, músicas e dados, cada qual com suas informações próprias.
Permite usar apenas o módulo de cadastro de livros, se desejado. Esse módulo pode cadastrar as seguintes informações: título, autor, editora, número e ano de edição, data de aquisição, localização (diretório), idioma, categoria e resenha, que acho necessárias. Pode ainda registrar ISBN, código de barras, prazo de empréstimo, assunto, classificação, coleção/volume e um campo "extra".
Autor, editora, localização, idioma, categoria, assunto, classificação são escolhidos em tabelas (digitadas antes ou no ato do cadastro do livro). Os demais dados são digitados.
O módulo tem ainda espaço para comentários e para guardar imagens do livro.
O programa permite classificar os livros por autor, título, localização, idioma e categoria, bem como fazer pesquisa por todo ou parte do título ou do nome do autor.
Infelizmente, o programa não tem rotinas para captar informações do nome dos arquivos, ou cadastrar livros em lote; os livros têm que ser cadastrados um a um. Os dados ficam gravados em arquivos encriptados tornando difícil criar um banco de dados inicial a partir de relações ou planilhas gravadas em disco.

Outras considerações

 Além do cadastro dos livros, acho bom criar um cadastro separado dos nomes dos contos que fazem parte de cada livro ou coletânea, como no caso da Agatha Christie, da qual volta e meia aparece um conto isolado e tenho que procurar em diversos livros até descobrir se tenho ou não.
Acho importante guardar o título original como no Libros, mas pode ser usado o espaço da resenha para isso, bem como para registrar ali os diversos nomes dados a um mesmo livro em diferentes edições, mormente em Portugal.
Em vez de guardar diversos livros, pretendo guardar a melhor edição no idioma "brasileiro" e registrar os títulos das outras edições.
Por isso, devem ter observado que optei por diferenciar os livros escritos ou traduzidos no português de Portugal dos livros no idioma "brasileiro".

Book Collector

Quando fiz o primeiro comparativo, ainda não sabia da existência do Book Collector. O Book Collector não é gratuito. O preço da versão legal é 40 dolares. Acho que vale pagar os 40 dólares por ele.
Existe uma versão para teste que só opera até 100 registros, mas o programa que testei foi .... e validado para uso ilimitado.

Para adquirir o Book Collector, entre no site
www.collectorz.com

O Book Collector é um excelente gerenciador que permite controlar independentemente coleções separadas de livros em papel (e também e-books), com muitas informações como gênero, formato, ISBN, edição, subtítulo, editora, tipo de papel, tamanho, estado, dedicatória, título original, data, país e língua de origem, preço, valor, raridade, data da leitura, resumo, avaliação e muitas outras.
No menu Tools (Ferramentas) existe o comando Language que permite escolher o Português de Portugal nos menus e comandos. O Manual (Ajuda, Help) continuou em inglês.
Para cadastrar todo o meu acervo (1386 livros) usei a função File (Ficheiro) -- Importar de -- Text, usando um arquivo texto que criei com uma hora e pouco de trabalho: abri com o Excel (planilha) o relatório gerado pelo Dir Lister, limpei alguns dados desnecessários, coloquei as colunas na ordem "ISBN, Título e Autor" e pus vírgulas como separadores, e salvei como texto.
Para incluir mais um livro, usei a função "acrescentar livros automaticamente", que pesquisa os dados do livro pela Internet em uma série de bibliotecas e lojas como a Amazon, a partir do autor, título ou ISBN.
Funcionou tudo muito bem, o gerenciador é excelente.

2 comentários:

  1. Excelente post, me ajudou muito a organizar meus livros que estavam uma bagunça. De longe passa da organização dos seus, uma vez que fiz uma pasta de Livros e dentro desta, uma pasta para autores. Não padronizei o nome, uma vez que tenho os ebooks de diversas fontes e a maioria está em inglês. O que me é muito útil também é converter para txt, já que pdf é de tamanho considerável e eu leio em celular java, pdf fica impossível. Outra extensão muito boa e satisfatória é .epub. Tão pequena quanto a extensão .txt e consigo ler num leitor de epub para celular java. Espero comprar meu Kobo em breve e desfrutar de mais leituras.

    Obrigada por postar e pela dedicação em ajudar pessoas como eu.

    Abraços do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir

"livros" - Google Notícias

Estudando Línguas e Temas Diversos

Como Ler Bem e Rapidamente

Passo a Passo para a criação de EPUBs

Livros raros - Senado Federal

Livros digitais para leitura no smartphone e desktop