O texto abaixo foi postado no google groups
(viciados em livros) pelo LuKa e, pelo detalhamento que o assunto foi
tratatado, merece ser reproduzido aqui, pois a organização de livros
virtuais é uma dificuldade crescente que aqueles que armazenam livros em seus
computador certamente tem. Eu já havia tratado deste assunto, quando fiz um
tutorial no youtube sobre o programa printfolders.
Eu pesquisei diversos sistemas de controle de
biblioteca.
Tenho o Calibre, que só uso para converter
livros, não gostei de ele abrir uma pasta para cada autor e, dentro dela, uma
pasta para cada título.
Tenho o MiniBiblio, que usei bastante tempo para
catalogar meus e-books, mas numa mudança de computador, o instalador perdeu o
arquivo atualizado e só conseguiu recuperar um bem antigo. Aí eu desisti de
atualizar. (Os dados são criptografados e fica difícil gerar o banco de dados a
partir do nome do arquivo).
Nessa altura, resolvi que iria optar pelo mais
simples: padronizar os nomes dos arquivos, arquivar em pastas por autor ou por
assunto e pesquisar com o pesquisador de arquivos do Windows
PADRONIZAÇÃO
DO FORMATO DO ARQUIVO
Optei por adotar o formato texto (TXT) padrão
ANSI porque o formato txt permite facilmente a leitura por programas geradores
de voz e ocupa menos espaço que os formatos doc e rtf.
Nota: use
o padrão UTF-8 pois no padrão ANSI alguns leitores distorcem as palavras,
especilamente as acentuadas.
O formato texto é lido e gravado pelo Word, pelo
WordPad e pelo NotePad, todos do Windows. O padrão txt ANSI é o formato padrão
de texto gravado pelo WordPad. Uso sempre o NotePad para ler os livros.
Exceção: mantenho os formatos PDF e DOC apenas no caso de livros onde as figuras são imprescindíveis para a compreensão do assunto.
Exceção: mantenho os formatos PDF e DOC apenas no caso de livros onde as figuras são imprescindíveis para a compreensão do assunto.
Quando há apenas 1 ou 2 figuras, guardo-as em
formato jpg, com o nome do arquivo igual ao do arquivo txt, para ficarem juntos
ao listar os arquivos.
PADRONIZAÇÃO
DO NOME DO ARQUIVO
Os nome dos arquivos são digitados sem acentos,
sem pontos, hífen, apóstrofo ou outros sinais; apenas letras e algarismos
numéricos. A sequência das informações é:
Nome do Autor-abc-ii-Série e número-Título do
Livro-outros dados, onde:
• Nome do Autor - optei por colocar o nome
do autor na ordem normal (prenome sobrenome); outros podem preferir colocar o
sobrenome antes. O importante é usar o mesmo padrão em TODOS os nomes.
• abc = assunto em 2 a 4 letras (fazer tabela
padrão: ro = romance, rp = romance policial, ra = romance açucarado, aut =
auto-ajuda, eng = engenharia, psi = psicologia, etc)
• ii = idioma em 2 letras ( pt = português
PT ou BR, fr = francês, it = italiano, en = inglês ING ou USA)
• Série (abreviado) e número (ex.: Mithra 1)
• outros dados, separados por espaços,
como:
Nota:
ao invés de espaços, use o subscrito ( _ como por exemplo:
nome_nome_12.txt) pois, se usar espaços pode haver problemas quando você quiser
armazenar esse arquivo em um disco virtual ou armazenar em um website.
• pa (país: br = BR, pt = PT, us = USA)
• tra (versão traduzida, não editada)
• ARev = livro a revisar, com erros
• ok (lido e revisado por mim)
• rev (revisado por grupos)
• gru (grupo digitalizador ou tradutor: ds = Digital Source,
pdl, pr = Projeto Revisoras, gut = Project Gutenberg)
• xyz (formato original do arquivo: pdf, doc, epub, txt)
• prg (programa usado para converter: acr = Acrobat, ham =
Hamster, min = TextMiner)
• Série "melosa" (RR 12 = Rainhas do Romance nº 12) se o
livro foi publicado antes em uma revista
Exemplo:
Nora Roberts-ro-pt-Mithra 1-Estrela_Oculta-br_tra_rev_doc.txt
Autora: Nora Roberts; assunto: ro = romance; idioma: pt = português; série Estrelas de Mithra nº 1; Título: Estrela Oculta; br = português brasileiro; tra = traduzido; rev = revisado; formato original = doc; .txt
ORGANIZAÇÃO DA BIBLIOTECA
Criei uma partição do disco rígido, denominada "E", que se comporta como um disco rígido isolado, onde tenho todos (e apenas) os meus e-books. Isso reduz o tempo das pesquisas, porque é fácil selecionar apenas o disco "E" para pesquisar.
É importante periodicamente fazer cópias de segurança (backups) do disco inteiro em um disco externo ou em CD's ou DVD's. Para fazer cópias em pendrives, tive problemas pois no diretório do pendrive não coube a enorme quantidade de arquivos. Talvez compactar (zip ou rar) as pastas inteiras e depois copiar para o pendrive resolva.
Nota:
para fazer beckup, use um hd
externo de 500 giga. Não é caro e vale a pena. Use o WinRar, que não tem
limite de compactação. Se você não tem muitos livros, ou seja, o tamanho de seus arquivos compactados no WinRar não for muito grande, use o google docs (disco/drive), onde você pode armazenar 5 gigas (para isso, abra uma conta no google, tipo gmail).
Tenho duas pastas principais, chamadas LIVROS A
TRATAR e LIVROS PRONTOS (Eu uso pastas como: temp, escritores, estandes, que é classificada por
assuntos, livros a classificar) .
LIVROS A TRATAR guarda os livros a revisar ou com
formato a converter para TXT, que depois vão para "LIVROS PRONTOS".
As duas pastas estão subdivididas, da mesma
forma, em sub-pastas:
LITERATURA, MELOSOS, ASSUNTOS.
LITERATURA está subdividida em: uma pasta para
"COLETANEAS" e pastas pela inicial do nome do autor
("AUTOR-A-B", "AUTOR-C-D", ..., "AUTOR-S-T-U-V",
"AUTOR-W-X-Y-Z"). Cada pasta, exemplo "AUTOR-A-B", contém
uma pasta para cada autor com a inicial do prenome igual a A ou B, que tenha 5
ou mais livros, e mais 2 pastas "OUTROS-A" e "OUTROS-B"
para os autores com poucos livros.
MELOSOS está subdividida em pastas com os nomes
das séries publicadas: "BESTSELLER", "SABRINA",
"MOMENTOS INTIMOS". Nesse caso, a posição do "Nome do
Autor" e "série e número" são invertidas no nome do
arquivo, para aparecerem nas listagens pela ordem de série e número. **(Série e
número-abc-ii-Nome do Autor-Título do Livro-outros dados).
ASSUNTOS contém uma pasta para cada assunto:
"INFANTIS", "AUTO-AJUDA", "ENGENHARIA",
"ADMINISTRAÇAO", "PROGR NEURO LINGUISTICA",
"PSICOLOGIA", etc. Cada assunto pode ter uma sub-pasta para cada autor
importante. Ainda tenho outras 2 pastas: LIVROS BAIXADOS para os livros
recém baixados, até decidir se podem ser considerados "prontos", se
serão convertidos e aprontados em curto prazo ou se vão para a fila dos "a
tratar". LIVROS EM TRABALHO" para os livros que começaram a ser
convertidos, mas que ainda vão demorar um pouquinho.
LIVROS A TRATAR
ASSUNTOS A TRATAR
A INFANTIS A TRATAR
Ana Maria Machado
Irmaos Grimm
Hans Christian Andersen
Z Outros
ADMINISTRAÇAO A TRATAR
AUTO-AJUDA A TRATAR
ENGENHARIA A TRATAR
P N L A TRATAR
PSICOLOGIA A TRATAR
LITERATURA A TRATAR
A COLETANEAS A TRATAR
AUTOR A-B A TRATAR
Agatha Christie
Arthur Conan Doyle
Bernard Cornwell
Outros A
Outros B
AUTOR C-D A TRATAR
...
AUTOR W-X-Y-Z A TRATAR
MELOSOS A TRATAR
BESTSELLER A TRATAR
MOMENTOS INTIMOS A TRATAR
SABRINA A TRATAR
LIVROS PRONTOS
ASSUNTOS
A INFANTIS
Ana Maria Machado
Irmaos Grimm
Hans Christian Andersen
Z Outros
ADMINISTRAÇAO
AUTO-AJUDA
ENGENHARIA
P N L
PSICOLOGIA
LITERATURA
A COLETANEAS
AUTOR A-B
Agatha Christie
Agatha Christie - brasil
Agatha Christie - ingles
Arthur Conan Doyle
Bernard Cornwell
Outros A
Outros B
AUTOR C-D
...
AUTOR W-X-Y-Z
MELOSOS
BESTSELLER
MOMENTOS INTIMOS
SABRINA
LIVROS BAIXADOS
LIVROS EM TRABALHO
Observe que, no caso de autores como Agatha Christie ou Nora Roberts, com muitos livros editados, separei pelo idioma, uma pasta para inglês e outra para português. Nos demais autores, nas listagens os livros aparecem classificados pelo idioma, dentro da mesma pasta.
* * * * *
PESQUISA DOS LIVROS
Para pesquisas, uso o programa de Pesquisas do Windows. Clico em Iniciar, depois Pesquisar. Abre uma janela, onde escolho "Todos os arquivos e pastas".
(A opção "Documentos..." não inclui arquivos PDF, nem RAR ou ZIP.)
Lembre que no disco "E" tenho todos (e só) os meus livros.
Na tela seguinte clico em "Examinar em..." e escolho "Disco local (E:)".
Depois, em "Todo ou parte do nome do arquivo:", coloco o nome do autor,
e/ou parte do título, e/ou série, e clico em "Pesquisar".
Exemplos:
Nora Roberts estrela : seleciona obras de Nora Roberts com "estrela" no título.
O programa aceita pedaço do nome, então em casos de dúvida na grafia, por exemplo Judith McNaught pode ser pesquisada por "judi naug".
Por outro lado, para selecionar idioma, por exemplo, para obras em português deve ser pesquisado "-pt-", senão qualquer palavra com pt no meio (ex.: rapto) atende a pesquisa.
Da mesma forma, para selecionar por assunto. Por exemplo, para selecionar engenharia, use "-eng-" senão qualquer palavra com eng no meio (ex.: engano) atende a pesquisa.
Exemplos de dúvidas na grafia:
judi naug -pt- seleciona obras de Judith McNaught em português.
Ant ony Rob -pt- seleciona obras de Anthony Robbins em português.
* * * * *
NOTA:
** Para ter um padrão único que atenda "literatura" e "melosos", poderiamos montar o nome do arquivo da seguinte forma:
Revista e número-Nome do Autor-abc-ii-Série e sequência-Título do Livro-outros dados
onde:
Revista e número = Bianca 123, Sabrina 234 ou CHE 213.
Série e sequência = Mithra 1
Neste caso, os dados não utilizados devem ser substituídos por um espaço ou pode ser juntado um hífen ao outro, mas os hífens devem ser mantidos.
Exemplos:
-Gabriel Torres-inf-pt- -A Historia dos Computadores-pdf.txt
-Nora Roberts-ro-pt-Mithra 3-Estrela Secreta-br pdl doc.txt
-Lair Ribeiro-pnl-pt--Programaçao Neurolinguistica-pdf doc.txt
RR 028 1-Penny Jordan-ra-pt-Missoes 1-Missão de Desejar-doc.txt
-Penny Jordan-ra-pt--A Sedutora-ok rtf.txt
-Penny Jordan----Amor selvagem-.txt (caso extremo de falta de dados)
ou -Penny Jordan- - - -Amor selvagem- .txt
* * * * *
LISTAGENS DOS LIVROS
Para listar os livros, uso o DirLister (Directory Lister), um programa gratuito, que prepara um relatório com o nome das pastas (diretórios), das sub-pastas, e dos arquivos (livros).
Nota: depois de organizar seus livros
nesses diretórios e pastas, use o programa printfolders, com o qual é possível gerar arquivos txt ou html de de
todas as pastas ou pastas específicas e ainda com os dados do arquivo como
tamanho, etc que você desejar. Para baixar e usar este programa, veja este
tutorial no youtube:
Depois que você gerar o arquivo html
dos diretórios, você deve abrir esse arquivo no navegador e usar
Editar/procurar, ou control + F para encontrar o arquivo desejado.
COMPARATIVO ENTRE GERENCIADORES
DE BIBLIOTECAS
Todos os gerenciadores aqui
mencionados são gratuitos, que acho que é o desejado por todos. Deles, dois servem também para
controlar o empréstimo e devolução, o que será interessante para quem tenha
livros em papel para controlar: MiniBiblio e Biblioteca Pessoal.
Dir Lister
O mais simples é o DirLister, que grava em
um arquivo os nomes dos diretórios e subdiretórios selecionados e dos arquivos
neles contidos, extensão dos arquivos (pdf, doc, rtf, txt, zip, rar), tamanho e
data de gravação. Esse arquivo pode ser impresso em seguida. Esse
programa pode ser muito útil se houver uma padronização dos diretórios e nomes
de arquivos que facilite as pesquisas. Com uma boa padronização, o arquivo
criado pelo DirLister pode ser usado para gerar uma planilha tipo Excel
permitindo várias classificações e pesquisas. Segue o meu padrão, apenas como
sugestão:
Padronizei o uso do formato
"txt" (ANSI), por ser compatível com outros sistemas operacionais e
por ser lido por gerador de voz. Em caso de imagens necessárias, uso
"jpg" e agrupo os arquivos txt e jpg em um único arquivo
"zip". Diretório maior chamado E-books, subdividido em diretórios com
a inicial dos nomes dos autores. Estes diretórios de iniciais são divididos em
diretórios pelo nome dos autores (Agatha Cristie, Danielle Steel, etc.) e
diretórios com as letras X-Outros para os autores com poucos livros. Os livros
mais técnicos foram separados em diretórios por categorias. Para os autores com
muitos livros, subdividi os diretórios por idioma (Agatha-brasil,
Agatha-ingles, etc.). O nome do arquivo é composto pelo autor, idioma, série e
número, nome do livro, e extra, separados por hifen(-).
Ex.: Agatha Christie-pt-Poirot
01-Misterioso Caso de Styles-br rev DS.txt
No caso dos romances "água
com açúcar", optei por colocar "série e número" à frente do nome
do autor.
Ex.: Bianca 002-Kay Thorpe-pt-Sob
o sol do caribe-br doc.txt
Eliminei os artigos "O"
e "A" do início dos nomes dos livros, facilita as pesquisas e reduz o
tamanho. No idioma, sugiro duas letras
(pt=português, en=inglês, fr=francês, sp=espanhol, etc.) para não aumentar
demais o tamanho do nome do arquivo. No extra, incluí diferencial de língua
(pt=Portugal, br=Brasil), a situação ( rev=revisado, Trm=tradução mecânica,
Arv=A revisar, Bad=muitos erros) e origem (o tipo de arquivo usado como fonte
para criar o txt). Com uma boa padronização, o arquivo criado pelo DirLister
pode ser usado para gerar uma planilha tipo Excel permitindo várias
classificações e pesquisas.
MyEbookLibrary
Este programa, indicado pelo
bjfranco, apesar de ser em inglês, é muito simples e tem uma opção de
atualização automática que pesquisa os diretórios indicados e capta os novos
livros, incluindo-os, e exclui os livros que foram apagados dos diretórios.
Capta o nome do arquivo, sua localização (path) no disco e a extensão do
arquivo (pdf, doc, txt, etc.) e permite a digitação do código ISBN, da editora
e do ano de edição. Permite a abertura (execução) do livro de dentro da tela do
programa. Seu inconveniente é que a alteração do nome de um arquivo será
interpretada como exclusão de um arquivo e inclusão de outro, perdendo-se os
dados digitados. Com uma boa padronização dos
nomes dos arquivos pode-se obter um excelente resultado com muito pouco
trabalho.
Biblioteca Pessoal
Permite cadastrar o livros com autor,
título, editora, ano, título original e gênero do livro; o autor, editora e
gênero são tirados de tabelas cadastradas, os outros dados são digitados para
cada livro. Controla apenas a retirada e devolução dos
livros, mas não a identidade do retirante. Pode servir melhor como controle de
livros lidos.
Libros
Sistema mais completo, permite cadastrar
usuários do sistema e autorizar o acesso de cada usuário mediante senha.
Cadastra os seguintes dados de cada livro: título, autor, categoria, idioma,
nome do arquivo, localização do diretório, formato, data da inclusão, edição,
ano de edição, indicador de "lido", resenha e imagem da capa. Os dados autor, categoria e idioma são
cadastrados em tabelas separadas. Depois, para cadastrar cada livro, pode-se
pesquisar o arquivo em seu diretório em uma janela na tela, captando-se assim o
nome do arquivo e sua localização, escolhe-se o autor, categoria e idioma em
suas tabelas, e os outros dados são digitados. O programa oferece uma rotina
para inclusão em lote de um grupo de livros do mesmo autor, categoria e idioma
para facilitar a criação do banco de dados inicial, mas não consegui usar essa
rotina, talvez por falha minha. Permite abrir (executar) o livro de dentro
do programa, bem como usar a calculadora, calendário, bloco de notas e o
explorer do Windows.
MiniBiblio
Sistema muito completo, permite controlar
retiradas e devoluções através de um cadastro de locatários e manter um
histórico de locações. Permite cadastrar usuários do sistema e autorizar o
acesso de cada usuário mediante senha.
Pode controlar independentemente seis
tipos diferentes de materiais: livros, revistas, manuais, vídeos, músicas e
dados, cada qual com suas informações próprias.
Permite usar apenas o módulo de cadastro
de livros, se desejado. Esse módulo pode cadastrar as seguintes informações:
título, autor, editora, número e ano de edição, data de aquisição, localização
(diretório), idioma, categoria e resenha, que acho necessárias. Pode ainda
registrar ISBN, código de barras, prazo de empréstimo, assunto, classificação,
coleção/volume e um campo "extra".
Autor, editora, localização, idioma,
categoria, assunto, classificação são escolhidos em tabelas (digitadas antes ou
no ato do cadastro do livro). Os demais dados são digitados.
O módulo tem ainda espaço para comentários
e para guardar imagens do livro.
O programa permite classificar os livros
por autor, título, localização, idioma e categoria, bem como fazer pesquisa por
todo ou parte do título ou do nome do autor.
Infelizmente, o programa não tem rotinas
para captar informações do nome dos arquivos, ou cadastrar livros em lote; os
livros têm que ser cadastrados um a um. Os dados ficam gravados em arquivos
encriptados tornando difícil criar um banco de dados inicial a partir de
relações ou planilhas gravadas em disco.
Outras considerações
Além do cadastro dos livros, acho bom criar um
cadastro separado dos nomes dos contos que fazem parte de cada livro ou
coletânea, como no caso da Agatha Christie, da qual volta e meia aparece um
conto isolado e tenho que procurar em diversos livros até descobrir se tenho ou
não.
Acho importante guardar o título
original como no Libros, mas pode ser usado o espaço da resenha para isso, bem
como para registrar ali os diversos nomes dados a um mesmo livro em diferentes
edições, mormente em Portugal.
Em vez de guardar diversos
livros, pretendo guardar a melhor edição no idioma "brasileiro" e
registrar os títulos das outras edições.
Por isso, devem ter observado que
optei por diferenciar os livros escritos ou traduzidos no português de Portugal
dos livros no idioma "brasileiro".
Book Collector
Quando fiz o primeiro comparativo, ainda não
sabia da existência do Book Collector. O Book Collector não é gratuito. O preço
da versão legal é 40 dolares. Acho que vale pagar os 40 dólares por ele.
Existe uma versão para teste que
só opera até 100 registros, mas o programa que testei foi .... e validado para
uso ilimitado.
Para adquirir o Book Collector,
entre no site
www.collectorz.com
O Book Collector é um excelente
gerenciador que permite controlar independentemente coleções separadas de
livros em papel (e também e-books), com muitas informações como gênero,
formato, ISBN, edição, subtítulo, editora, tipo de papel, tamanho, estado,
dedicatória, título original, data, país e língua de origem, preço, valor,
raridade, data da leitura, resumo, avaliação e muitas outras.
No menu Tools (Ferramentas)
existe o comando Language que permite escolher o Português de Portugal nos
menus e comandos. O Manual (Ajuda, Help) continuou em inglês.
Para cadastrar todo o meu acervo
(1386 livros) usei a função File (Ficheiro) -- Importar de -- Text, usando um
arquivo texto que criei com uma hora e pouco de trabalho: abri com o Excel
(planilha) o relatório gerado pelo Dir Lister, limpei alguns dados
desnecessários, coloquei as colunas na ordem "ISBN, Título e Autor" e
pus vírgulas como separadores, e salvei como texto.
Para incluir mais um livro, usei
a função "acrescentar livros automaticamente", que pesquisa os dados
do livro pela Internet em uma série de bibliotecas e lojas como a Amazon, a
partir do autor, título ou ISBN.
Funcionou tudo muito bem, o
gerenciador é excelente.
Excelente post, me ajudou muito a organizar meus livros que estavam uma bagunça. De longe passa da organização dos seus, uma vez que fiz uma pasta de Livros e dentro desta, uma pasta para autores. Não padronizei o nome, uma vez que tenho os ebooks de diversas fontes e a maioria está em inglês. O que me é muito útil também é converter para txt, já que pdf é de tamanho considerável e eu leio em celular java, pdf fica impossível. Outra extensão muito boa e satisfatória é .epub. Tão pequena quanto a extensão .txt e consigo ler num leitor de epub para celular java. Espero comprar meu Kobo em breve e desfrutar de mais leituras.
ResponderExcluirObrigada por postar e pela dedicação em ajudar pessoas como eu.
Abraços do Rio de Janeiro
Nos .txt, salve como utf-8
Excluir