Estudo comparou resultado de testes realizados em quatro anos. Alterações
no resultado foram relacionadas a mudanças cerebrais*
no resultado foram relacionadas a mudanças cerebrais*
*Maria Fernanda Ziegler*****
*QI pode aumentar ou diminuir durante a adolescência*
**Estudo comparou resultado de testes realizados em quatro anos. Alterações
no resultado foram relacionadas a mudanças cerebrais ****
no resultado foram relacionadas a mudanças cerebrais ****
*Mudanças no resultado do teste de QI foram acompanhadas de alterações na
estrutura cerebral*
estrutura cerebral*
O coeficiente de inteligência, o *QI, é variável, pelo menos ao longo da
adolescência, segundo um estudo da University College London divulgado nesta
quarta-feira (19)*. A pesquisa foi realizada com 33 voluntários adolescentes
e, ao longo de quatro anos, mostrou que seus resultados em testes de QI
variou em até 20 pontos, o que contradiz a ideia de que o índice seria algo
fixo para toda a vida. O estudo também analisou imagens de ressonância
magnética e concluiu que a flutuação do QI está relacionada com alterações
na estrutura do cérebro.****
adolescência, segundo um estudo da University College London divulgado nesta
quarta-feira (19)*. A pesquisa foi realizada com 33 voluntários adolescentes
e, ao longo de quatro anos, mostrou que seus resultados em testes de QI
variou em até 20 pontos, o que contradiz a ideia de que o índice seria algo
fixo para toda a vida. O estudo também analisou imagens de ressonância
magnética e concluiu que a flutuação do QI está relacionada com alterações
na estrutura do cérebro.****
O aumento no resultado do teste de QI verbal - que mede linguagem,
aritimética, conhecimento geral e memória – está relacionado com o
crescimento da massa cinzenta no córtex motor esquerdo, ligado a motricidade
da fala. Já o aumento no resultado do teste de QI não-verbal – que se pede
para identificar peças faltantes em quebra-cabeças – está relacionado ao
crescimento da densidade de massa cinzenta em uma região anterior ao
cerebelo, ligada ao movimento.****
aritimética, conhecimento geral e memória – está relacionado com o
crescimento da massa cinzenta no córtex motor esquerdo, ligado a motricidade
da fala. Já o aumento no resultado do teste de QI não-verbal – que se pede
para identificar peças faltantes em quebra-cabeças – está relacionado ao
crescimento da densidade de massa cinzenta em uma região anterior ao
cerebelo, ligada ao movimento.****
Os pesquisadores ainda não sabem o que causa a flutuação do QI na
adolescência. "Ela pode ser ativada por efeitos ambientais como educação e
aprendizado ou pode estar relacionada com diferenças no desenvolvimento do
adolescente. Ou pode ser as duas coisas. É a clássica questão de quem veio
primeiro, o ovo ou a galinha", disse Sue Ramsden, autora do estudo publicado
no periódico científico Nature.
adolescência. "Ela pode ser ativada por efeitos ambientais como educação e
aprendizado ou pode estar relacionada com diferenças no desenvolvimento do
adolescente. Ou pode ser as duas coisas. É a clássica questão de quem veio
primeiro, o ovo ou a galinha", disse Sue Ramsden, autora do estudo publicado
no periódico científico Nature.
*Sue afirma no entanto, que está quase certa que a mudança do QI seja mais
afetada por fatores ambientais*. "Nós sabemos que o cérebro do adulto muda
com o aprendizado", disse. A pesquisa testou apenas adolescentes, porém
estudos anteriores mostraram que treinamento intenso pode alterar estruturas
do cérebro.
afetada por fatores ambientais*. "Nós sabemos que o cérebro do adulto muda
com o aprendizado", disse. A pesquisa testou apenas adolescentes, porém
estudos anteriores mostraram que treinamento intenso pode alterar estruturas
do cérebro.
*Adolescentes em teste*
O estudo mediu o QI de 33 voluntários entre 12 e 16 anos e 2004 e depois
comparou com os resultados medidos em 2008, quando eles tinham entre 15 e 20
anos. A pesquisa encontrou flutuação ente – 20 e +23 pontos, diferença
suficiente para fazer uma pessoa que estava na média ir para acima da média
ou abaixo da média. Cerca de 21% dos participantes mudaram de categoria.****
comparou com os resultados medidos em 2008, quando eles tinham entre 15 e 20
anos. A pesquisa encontrou flutuação ente – 20 e +23 pontos, diferença
suficiente para fazer uma pessoa que estava na média ir para acima da média
ou abaixo da média. Cerca de 21% dos participantes mudaram de categoria.****
"O aumento e a diminuição no score foi notada tanto em pessoas com alta e
baixa habilidade. Não é o caso de jovens com baixo desempenho irem melhor e
jovens de alto desempenho ir mal. Alguns de alto desempenho foram ainda
melhores 3 alguns de baixo desempenho foram ainda pior", disse Sue.****
baixa habilidade. Não é o caso de jovens com baixo desempenho irem melhor e
jovens de alto desempenho ir mal. Alguns de alto desempenho foram ainda
melhores 3 alguns de baixo desempenho foram ainda pior", disse Sue.****
A pesquisadora acredita que o estudo tem grande valia sobre como a
habilidade é avaliada nas escolas. "isto quer dizer que se um adolescente
tem baixa habilidade verbal, isto não quer dizer que ele possa melhorar. Da
mesma forma que um adolescente com alta habilidade também pode piorar caso
não a pratique", disse a pesquisadora.****
habilidade é avaliada nas escolas. "isto quer dizer que se um adolescente
tem baixa habilidade verbal, isto não quer dizer que ele possa melhorar. Da
mesma forma que um adolescente com alta habilidade também pode piorar caso
não a pratique", disse a pesquisadora.****
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