sábado, 18 de março de 2017

Ideia Brilhante

Ideia Brilhante  

O início da pesquisa surge com a ideia brilhante, é quando procuramos saber o porquê das coisas. Essa ideia é um processo formado por três itens:

a) dúvida,
b) pergunta,
c) hipótese.

A ideia brilhante é um processo criativo que se inicia com a dúvida e segue até a formulação de hipóteses.
Tem com elementos fundamentais a curiosidade, iniciativa, disposição e raciocínio lógico. 
A dúvida surge através da observação curiosa do mundo, onde um fato desconhecido para nós provoca um questionamento a seu respeito.
Inicia então o desenvolvimento criativo da ideia brilhante, onde a reflexão feita a partir da dúvida gera uma pergunta e elabora hipóteses para explicá-la.
Busca-se então na literatura já existente a resposta para a pergunta e a verificação da veracidade das hipóteses elaboradas.
Neste ponto, pode haver dois caminhos:

(a) caso uma resposta satisfatória já exista, a curiosidade estará satisfeita;
(b) caso não haja resposta satisfatória para a questão, ela poderá ser o início para o desenvolvimento de uma pesquisa.

É necessário enfatizar a necessidade de uma resposta satisfatória.
A resposta pode existir mas não satisfazer ao pesquisador, que então, realizará uma pesquisa que poderá refutar ou confirmar aquela resposta.
A pergunta formulada a partir da dúvida deve ser clara, única e precisa, de maneira que ao ler, o autor seja capaz de saber exatamente onde quer chegar.
É claro que nem sempre o processo de dar início a uma pesquisa segue estes passos citados.
Existem duas formas comuns de atingir essa ideia brilhante.
Na primeira, muitas vezes você quer fazer uma pesquisa e simplesmente procura alguém que já tenha uma ideia pronta e disposto a cedê-la para que você a desenvolva.
Geralmente esta é a pessoa que vai orientar seu trabalho.
Isto é bastante comum em centros de pesquisa e universidades, onde estudantes procuram os professores para desenvolver pesquisas, seja buscando o aprendizado do assunto e do método científico, seja buscando enriquecer seu currículo com algum trabalho científico.
Na segunda, lendo artigos originais, os autores no final de discussão, orientam um caminho a ser seguido naquele tema, e este poderá ser a ideia brilhante. 
A formulação da pergunta é uma etapa fundamental da pesquisa, pois define e delimita o problema a ser estudado, fornecendo ao pesquisador o elemento principal para estabelecer o objetivo da pesquisa.
A clareza significa que ela deve fornecer ao leitor um panorama geral do problema a ser estudado.
A unicidade diz respeito ao dimensionamento único que deve ter a pesquisa a fim de facilitar o trabalho do pesquisador.
A pesquisa deve procurar responder apenas a uma questão de cada vez.
Ela deve ser direcionada para resolver um e apenas um problema.
É claro que outras dúvidas surgirão com o desenrolar do trabalho.
Estas deverão servir como suporte a novas pesquisas no futuro.
A precisão refere-se ao direcionamento necessário à pesquisa que a pergunta vai fornecer.
Ao ser precisa ela define qual o caminho a ser seguido para a execução da pesquisa.
As hipóteses são elaboradas como uma tentativa inicial de explicar aquele evento que ocorreu e despertou a curiosidade.
Elas formam o corpo central do trabalho e é aquilo que o autor vai tentar demonstrar como verdadeiro.
Posteriormente elas serão submetidas à prova de serem ou não reais através do método empregado e possivelmente de métodos estatísticos que definirão a possibilidade do achado estar correto.

"É preciso não confundir hipótese com pressuposto, e com evidência prévia. Hipótese é o que se pretende e não o que se tem demostrado evidente, desde o ponto de partida." (Severino, 1986).

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROJETO DE PESQUISA E ARTIGO CIENTÍFICO

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