domingo, 1 de fevereiro de 2015

Um País Sem Excelências e Mordomias - Claudia Wallin

Na Suécia, deputados, ministros, prefeitos, governadores, o primeiro ministro e autoridades em geral são tratados pelo pronome “você”, e nem sequer em plenário o termo “Vossa Excelência” é usado.


Como devo me dirigir ao senhor?

HANS BLIX: Não me chamam de Excelência, e nunca me chamaram.Desde os anos 1960, abolimos os pronomes de tratamento formais e
todos se tratam por Du (Você). Na Suécia, as pessoas não querem que
os políticos sejam uma espécie de elite, que vive em outra estratosfera,
distante dos problemas do cidadão comum.

O senhor não teve nenhum tipo de privilégio na época em que foi ministro, com o auxílio alimentação, ou apartamento funcional?

HANS BLIX: Não, sempre morei neste apartamento, onde vivo de
aluguel desde 1968. E, na verdade, meu aluguel tem um custo muito
acima da minha pensão de aposentadoria como funcionário do governo
sueco. O aluguel custa quase 17.000 coroas suecas (cerca de 2,6 mil
dólares), e meu salário como aposentado, depois de quase vinte anos
como funcionário do governo, é de 13.000 coroas suecas (cerca de 2 mil
dólares). Se não fosse a pensão que recebo como ex-funcionário da
ONU, eu não poderia pagar o aluguel nem viver neste bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"livros" - Google Notícias

Estudando Línguas e Temas Diversos

Como Ler Bem e Rapidamente

Passo a Passo para a criação de EPUBs

Livros raros - Senado Federal

Livros digitais para leitura no smartphone e desktop