Youtube


Visite o Canal Estudando Línguas e Temas Diversos (Powered Leco) e assista nossas videoaulas


Pesquisa Personalizada

Feed Estudando Ingles

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Como traduzir páginas inteiras de epubs para o português em PCs e notebooks

Existem algumas maneiras de traduzir rapidamente páginas inteiras de ebooks em formato epub para o português, de ebooks que venham em línguas diferentes.
O sistema usa a tradução automática do Google, então a tradução terá algumas imprecisões, mas ajudará bastante.
O tutorial vale pra PCs, notebooks com Windows. 
Mas dá pra fazer em iPads também, no aplicativo Kindle para iPad, por exemplo, embora o método seja diferente. 
 ..................................... 
 
MODO UM

Usando o Chrome como navegador num PC ou notebook, abrindo o Chrome, na barra de favoritos ( em cima, abaixo da barra de endereços dos sites que
 gente digita e abre  ) à esquerda em cima tem uns pontinhos escrito "aplicativos".

 Cliquem ali e instalem o Magic Scroll Ebook Reader

Abram o aplicativo então e carreguem dos teus HD,  o epub que querem ler traduzido, clicando naquele item + ADD A BOOK TO YOUR LIBRARY.

Abram o ebook na página que quiserem, cliquem com o botao direito do mouse nela e escolham "traduzir para o português" e a página é traduzida inteira rapidamente.

Mas vocês precisam provavelmente ter a extensão "Google Tradutor" instalada no seu Chrome. O link dela na loja de aplicativos do Chrome fica em 
 

e vocês devem escolher a tradução para o português como padrao.

Outras dicas.
No aplicativo Magic Scroll Ebook Reader, depois que vcs carregaram e abriram seu ebook, aparecem 4 botoes enfileirados à esquerda. No terceiro tem as CONFIGURACOES ( AJUSTAR DEFINIÇÕES ). Cliquem ali que vai abrir uma janela com algumas opções.

Melhor escolher o menor tamanho de fonte possível,( FONT SIZE = SMALL ), e clicar depois em SAVE SETTINGS, pra ficar com um bom tamanho pra leitura e caber mais texto por página. 

E fica muito melhor se abrir o ebook em tela inteira. Pra isso, tem um botao na página do ebook que vc abriu, em cima , à direita, meio escondido, que diz GO FULL SCREEN. 

Os passos sao entao
1- Instalar a extensão GOOGLE TRADUTOR, no Chrome
2- Abrir o Chrome e instalar daquele item em cima à esquerda com os pontinhos o aplicativo MAGIC SCROLL EBOOK READER, e clicar nele após instalar
3- Subir o epub que vc quer do seu HD pro Magic Scroll do Chrome com o botão ADD BOOK TO YOUR LIRARY
4- Clicar no ebook que vc subiu
5- Clicar no botao AJUSTAR DEFINIÇOES,o terceiro daquela fila de 4 à esquerda,  escolher SMALL FONT e clicar SAVE SETTINGS
6 - Ir no ebook até a página que vc quer, clicar com o botao direito do mouse nela e escolher TRADUZIR PRO PORTUGUÊS
7- Abrir em tela inteira, no botao GO FULL SCREEN, que fica na página aberta do ebook, bem em cima à direita 

Muito complicado? Isso é mais complicado de explicar que fazer. 
Qualquer coisa, perguntem. Esta é uma das maneiras de traduzir páginas inteiras de epubs, existem outras. Eu prefiro esta, porque fica em tela cheia.

------------------------

MODO DOIS - via Google Play

É preciso ter um email do Google para acessar nossa conta no Google Play, a loja do Google.e ter sinal de internet.

Primeiro, tem que fazer o login na nossa conta do Google, e entao acessar o Google Play.

No Google Play, ir em BOOKS, e depois em MY BOOKS.

Mesmo que nao se tenha nenhum livro na nossa coleção de livros do Google Play, é possível subir livros de niosso HD pra
 lá, clicando na barra ou botao
FAZER UPLOADS DE ARQUIVOS, que fica bem visível em cima à direita. 

Cliquem ali e escolham o ebook de seu HD que querem subir. 

Carregado o ebook, cliquem nele depois que terminar o processamento do arquivo.

Abram na página do ebook que se quiser, marquem com o mouse o texto da página que se quer traduzir.

Cliquem com o botão direito do mouse sobre o texto marcado e escolham TRADUZIR. 

O sistema de tradução do Google tem que estar configurado para traduzir para o português.
Clicando em TRADUZIR, o texto selecionado aparece traduzido numa janela um pouco menor no centro da tela um pouco abaixo..
Provavelmente precisa ter a extensão GOOGLE TRADUTOR instalado no Chrome, como no MODO UM>

Não é possível copiar aquele texto traduzido daquela janela pra colar em outro local ou arquivo, no word, por exemplo, usando "copiar e colar", mas funciona com CTRL C + CTRL V 

Também há outro modo,  marquem com o mouse o texto traduzido desta janela que abriu, cliquem com o botao direito do mouse no texto marcado e escolham 
GOOGLE TRADUTOR. Vai abrir o mesmo trecho numa outra aba do Chrome, com a página Google Tradutor. Ali aparecerá o texto original e o traduzido ao lado, que podem ser copiados e colados onde se quiser.

Uma outra de maneira de fazer é abrir a página ou as 2 páginas que se quiser do ebook, marcar com o mouse e dar CTRL C , abrir a aba do GooGle Tradutor e dar CTRL V. E entao dá pra copiar e colar à vontade. Ali dentro do sistema do Google Play, na nossa parte de livros o copiar e colar com CTRL C - CTRL V parece funcionar melhor que usando copiar e colar.

Eu prefiro o MODO UM pra traduzir, porque o sistema consegue traduzir partes maiores do ebook de uma vez só..

---------------------------------------------------

MODO TRÊS - no Kindle do iPAD
 
Aí é bem mais simples, é só abrir o ebook no aplicativo Kindle para iPad, abrir o ebook na página que se quiser, marcar com o dedo a parte que se quer traduzir, 
que abre a janela TRANSLATE com a trasdução pro português.
Mas é preciso que no KIndle para iPad tenha sido carregado um dicionário inglês-português, para traduçoes do inglês pro português.
Nao sei como funciona para tablets com Android, nao tenho nenhum destes.
 
Fonte: Fernando3222, do grupo Expresso Literário
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como Ler Bem e Rapidamente

Estudos de Linguística

Qual o melhor aplicativo para leitura no tablet?

Qual é o melhor e-reader?